Apesar de pouco conhecidas, são duas profissões fundamentais em diversas áreas.
Encontrei uma definição interessante no site Menino Maluquinho para a profissão de revisor:
"O revisor de texto é um profissional que deve ter muita paciência, atenção e conhecer muito bem a língua com que está trabalhando. É ele que lê e relê os textos à procura de palavras e frases escritas de maneira inadequada. Hoje em dia, a profissão de revisor recebeu a ajuda dos corretores ortográficos instalados no computador, mas o computador ainda não consegue fazer tudo sozinho. É como a professora de português sempre diz: "A língua é viva, o que pode não combinar numa situação pode combinar em outra." E o computador não consegue saber essas diferenças."
A todos os que, como eu, se dedicam a melhorar toda forma de texto, desejo um feliz dia do revisor (foi mal pessoal da diagramação, mas preciso "puxar a sardinha para o meu lado" também. Parabéns a todos vocês também!).
Finalizo o post do dia com uma reflexão bem interessante sobre a minha profissão, encontrado em texto da editora Positivo:
Dia 28 de março é o dia do Revisor. O profissional que só aparece quando erra
"Poucas pessoas sabem que para ler um texto bem escrito e harmônico, alguém bem preparado teve que revisá-lo antes de ele chegar até o leitor final. Dia 28 de março é o dia do Revisor e esse profissional tem muito o que comemorar. Devido à implantação das novas regras do acordo ortográfico, principalmente, várias empresas estão contratando revisores para integrar suas equipes, o que ajudou a aquecer o mercado de trabalho para esses profissionais.
Embora pouco conhecida do público, a figura do revisor é muito constante no meio editorial. Eles geralmente são profissionais formados em Letras ou Jornalismo (em Letras, na verdade...) e podem atuar tanto em redações de jornais e revistas, em editoras de livros e material didático quanto na revisão de teses, dissertações, material jurídico, monografias etc. Com o cumprimento das normas do novo acordo ortográfico, o trabalho desses profissionais tornou-se ainda mais minucioso, já que eles precisam estar cada vez mais atentos para perceber as palavras que passaram por modificações.
(...)
Para transmitir a ideia do autor com clareza, o trabalho do revisor exige muita atenção no contexto geral do texto.
(...)
...o dia a dia dos revisores é silencioso, já que o trabalho exige muita concentração.
(...)
Os revisores são importantes profissionais que agem como fiscais da língua e da linguagem. A figura do revisor é transparente. Parece que não está lá, mas está, e, no final, faz toda a diferença."
Nenhum comentário:
Postar um comentário