quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chipa de queijo

Há tempos encontramos no Pão de Açúcar um biscoito de queijo com nome "invocado": Chipa. Procurando na internet, descobri que tem origem paraguaia. O original leva vários temperos e não é nem salgado nem doce, pelo que eu soube...
Mas encontrei uma receita que se aproxima muito da que conhecemos no supermercado. E, o melhor: é ainda mais fácil que o pão de queijo!


Esta receita é dedicada a uma leitora assídua do blog: Carmem.


CHIPA DE QUEIJO (Receitas.com, com várias alterações)


Ingredientes:
- 500g de polvilho doce
- 4 colheres (sopa) de margarina com sal
- 250ml de leite
- 200g de queijo parmesão ralado (o comum, que encontramos no supermercado)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) rasa de sal


Preparo:
Juntar todos os ingredientes - exceto o polvilho - em uma bacia e misturar.
Acrescentar o polvilho aos poucos, até dar o ponto de enrolar.
Dividir a massa em pequenas porções e moldar em formato de ferradura.
Levar ao forno médio em tabuleiro untado com óleo, por aproximadamente 20 minutos (até começar a dourar).


Rendimento: 60 chipas pequenas


* Podem ser congelados antes de assar, desde que guardados em recipiente com tampa ou em sacos plásticos (depois de congelados).


11 comentários:

  1. Lúuu fiquei com uma pequena dúvida... o queijo é parmesão ou minas.... ? rssss To doida pra testar logo... parece ficar muito apetitoso ! bjux Kelvia

    ResponderExcluir
  2. Queijo parmesão, Amiga... vou aproveitar e completar na receita.
    Divirta-se! rs. É muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luciana. Vim para te dizer que fiz hoje os biscoitos chipa de queijo e ficaram deliciosos. Fica tipo um pãozinho de queijo, não é? Muito bom. Pretendo fazer neste fim de semana o bolo de cenoura. Eu nunca fiz bolo de cenoura, aliás, fiz mas ficou grudento. Acho que botei cenoura demais. Vamos ver se agora dá certo com a sua receita. Depois te aviso como ficou. Estou seguindo o seu blog, pois suas receitas são simples de fazer e deliciosas. Beijo, Eunice.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eunice! Que honra!

    Comentei com a Mari que queria acrescentar seu blog nos meus favoritos e ela autorizou.

    Fiquei muito feliz com seus comentários. Acho ótimo quando as receitas dão certo.
    Com certeza o bolo de cenoura vai ficar ótimo também. Aprendi com a minha mãe e é uma receita antiga na família.

    Obrigada por me seguir!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luciana! A honra é toda minha por você seguir o meu blog. Ainda não fiz o bolo de cenoura, talvez ele saia nesta semana. Beijo, Eunice.

    ResponderExcluir
  6. Eunice,

    Uma descoberta que pode lhe interessar: se acrescentarmos um copo de iogurte natural desnatado à massa do bolo de cenoura, ele fica cremoso.

    A Mari me contou que o bolo ficou ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. vamos Lá!! vou fazer esta receita, pois acho uma delicia as chipa de queijo do pão de açucar! espero que a receita fique boa. andei verificando outras receitas na intenet, e são bem diferentes, o que me fez a optar em tentar esta, é que não tem criticas, reclamações como nas outras... só estou com uma duvida... não vai fermento?

    ResponderExcluir
  8. A massa não leva fermento, realmente.

    ResponderExcluir
  9. eu to fazendo fiz com queijo mussarela .

    ResponderExcluir
  10. Nunca fiz com muçarela, mas acho que dá certo também. ;)

    ResponderExcluir