terça-feira, 24 de setembro de 2013

Criação diva para alimentar um bebê com dentes nascendo: Caldo de milho verde com creme de leite

Nossa pequena diva está chegando aos 18 meses de vida com quase todos os dentes de leite nascidos. Com eles, vêm o sofrimento e a agonia de não conseguir comer nada.
Mas duas coisas ela não deixa de comer: pipoca e caldo. Como pipoca não alimenta o equivalente a uma refeição, estou sempre testando caldos para ela.

A receita diva de hoje teve como base um caldo do site da Nestlé que eu já havia testado, mas não gostei porque é "prático", mas não é saudável: leva milho verde em conserva e farinha de trigo. Quem quiser testar o original pode encontrar a receita aqui.

Fizemos as adaptações que achamos necessárias, mexemos nas medidas e chegamos à receita abaixo. Com ela também dá pra aproveitar o bagaço do milho e fazer o bolo pamonha, postado anteriormente.

Ficou uma delícia!

CALDO DIVO DE MILHO VERDE COM CREME DE LEITE

Ingredientes:
- 05 espigas de milho verde, cortadas (uma bandejinha daquelas encontradas nos supermercados)
- 02 xícaras (chá) de leite
- 01 colher (sopa) de manteiga com sal
- 1/2 cebola média, cortada em cubinhos
- 01 tablete de caldo de galinha (eu prefiro o Knor Vitale, com menos sal e menos gordura)
- 01 dente de alho amassado
- 1/2 colher (chá) rasa de sal
- 01 caixinha de creme de leite

Preparo:

Cortar o milho e bater no liquidificador com o leite (deixar duas espigas cortadas em separado, para serem refogadas e engrossarem o caldo). Coar e reservar o líquido*. Refogar na manteiga (ou no azeite) o alho, o sal, a cebola e o caldo de galinha. Acrescentar o milho cortado e refogar junto, misturando bem. Despejar o milho batido. Utilizar um pouco de leite (bem pouco) para misturar com o amido que ficar na tigela onde o milho estava e despejar na panela também. Misturar até ferver bem e engrossar.
Desligar o fogo e acrescentar o creme de leite.

* Se quiser fazer o bolo pamonha, a receita está aqui



A Sofia aprovou!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário