quarta-feira, 20 de julho de 2011

Da série "Como agradar seus amores" - Bolo de chocolate com morangos

Procurando uma receita diferente que envolvesse chocolate e morangos, encontrei esta no site da Nestlé.
Garantia de "média em casa"... rs.
BOLO DE CHOCOLATE COM MORANGOS (Nestlé, com alterações)

Ingredientes:
MASSA
- 5 ovos
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
RECHEIO E COBERTURA
- 1 lata de leite condensado
- 400ml de leite (a medida da lata de leite condensado)
- 1/2 xícara (chá) de amido de milho
- 400g de chocolate ao leite (aproximadamente 2,5 barras)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixa pequena de morangos maduros (300g)

Preparo:
MASSA
Bater as claras em neve. Sem parar de bater, acrescentar as gemas peneiradas e o açúcar. Bater bem e desligar a batedeira.
Misturar, com um fouet ou uma colher de pau, aos poucos e delicadamente, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento (peneirados juntos).
Assar em fôrma redonda média (24cm de diâmetro), untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio alto (200ºC) preaquecido, por aproximadamente 40 minutos.

RECHEIO E COBERTURA
Separar alguns morangos para a decoração, cortar os restantes em fatias e reservar.
Levar ao fogo médio, em uma panela média, o leite condensado, o leite e o amido de milho, mexendo até engrossar. Retirar do fogo e, em seguida, acrescentar 200g de chocolate ao leite picado. Mexer bem até o chocolate derreter e incorporar ao creme. Quando esfriar, misturar o creme de leite.
Dividir o bolo horizontalmente em duas metades. Rechear com metade do creme e os morangos fatiados. Após unir as duas metadas, cobrir com o restante do creme e decorar com 200g de chocolate ao leite ralado em ralo grosso e os morangos reservados.

PARA UMEDECER O BOLO
Caso queira um bolo molhadinho, prepare uma mistura com 4 colheres (sopa) do creme pronto diluído em 1 xícara (chá) de leite com 1 colher (sopa) de licor de cacau ou amarula. Espalhar sobre a metade de baixo do bolo antes de rechear.

OBS.: Se preferir, pode ser usado chocolate meio amargo no lugar do ao leite. Aqui em casa preferimos o chocolate ao leite. Caso queira utilizar o meio amargo, sugiro substituir a 1/2 xícara (chá) de açúcar da massa por 3/4 de xícara (chá).



Nenhum comentário:

Postar um comentário