sábado, 23 de novembro de 2013

#divatolerante #semlactose - Bolo de Chocolate com Leite de Coco

Aos poucos venho descobrindo que entre os meus queridos há intolerância a lactose, glúten, glicose... e tenho tentado tornar as vidas deles - e a minha também - mais saborosas.

Muita gente tem me pedido receitas sem lactose. Resolvi testar este bolo porque é de chocolate (fora a Paula Fernanda, quem não gosta de chocolate?) e pareceu muito bom.

Realmente, o cheiro de chocolate com coco invadiu a casa e o bolo ficou lindo. Mais tarde vocês me contam se ele é gostoso também... rs.

BOLO DE CHOCOLATE COM LEITE DE COCO (Tudo Gostoso, com alterações)

Ingredientes:

- 04 ovos (claras e gemas separadas)
- 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 01 colher (sopa) rasa de fermento químico em pó
- 2/3 de xícara (chá) de chocolate em pó - não é achocolatado!
- 01 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 3/4 de xícara (chá) de óleo
- 01 vidro pequeno de leite de coco (200ml)

Preparo:

Preaquecer o forno, em temperatura média.
Peneirar, em uma vasilha, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Misturar e reservar.
Bater as claras em neve. Reservar.
Na batedeira, misturar as gemas, o açúcar e o óleo até ficar homogêneo (batendo por aproximadamente um minuto).
Adicionar os ingredientes secos e o leite de coco, alternando-os. Misturar bem.
Acrescentar, com o auxílio de um fouet ou colher, as claras em neve, mexendo delicadamente, de baixo para cima.
Assar em fôrma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio, por mais ou menos 30 minutos (até testar com um palito e ele sair limpo).
Desenformar ainda quente e decorar com coco ralado.


Dicas:


- Sempre use açúcar mascavo em bolos de chocolate. A massa fica mais úmida e o sabor do chocolate, realçado.
- Uma opção é usar o óleo de coco. Eu não tenho em casa, mas acredito que fique muito bom nesse bolo.




Escuta o cheiro!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário