domingo, 28 de abril de 2013

Pão Trançado Salgado

Dia desses, procurando uma receita de pão salgado, encontrei no Cybercook a trança salgada. Apesar de só ter fotos dela pronta, resolvi me aventurar e testar (mexendo nas quantidades, é claro...).
Ficou tão bom que eu tive de fazer duas vezes seguidas, porque acabou antes de conseguirmos tirar a foto para o blog... rs.

PÃO TRANÇADO SALGADO

Ingredientes:
MASSA
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 01 ovo grande
- 02 colheres (sopa) de margarina com sal
- 01 colher (sopa) de fermento químico em pó - não é "fermento de pão", mas "fermento de bolo"
- 03 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 01 colher (chá) de sal

RECHEIO
- 01 tomate, cortado em cubinhos
- 01 cebola, cortada em cubinhos
- 01 colher (sopa) de azeite, para refogar
- 01 colher (chá) de orégano
- 100g de presunto de peru (ou o de sua preferência)
- 100g de muçarela
- 01 ovo para pincelar sobre os pães

Preparo:
Misturar, numa vasilha, a margarina, o ovo, o leite, o sal e o fermento. Acrescentar a farinha aos poucos e amassar bem. Colocar numa superfície lisa e sovar até desgrudar das mãos. Deixar descansar por, aproximadamente, 20 minutos (a massa não cresce muito).

Enquanto a massa descansa, refogar o tomate e a cebola no azeite. Acrescentar o orégano e misturar bem. Reservar.

Abrir metade da massa com um rolo, em uma superfície lisa e enfarinhada, e espalhar metade do refogado somente no centro, sem atingir as bordas. Adicionar fatias de presunto e muçarela, alternando-as.

Cortar tiras nas bordas e fechar a massa, puxando uma tira de cada lado - até a metade do pão - por vez. Depois de fechada, colocar em um tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha de trigo. Pincelar com o ovo batido (o ovo dá para dois pães, pois deve-se pincelar bastante).

Assar em forno médio, por aproximadamente 30 minutos.

Rendimento: Dois pães.

Assim é o pão aberto: o refogado está embaixo das fatias de presunto de peru e muçarela. As tiras são puxadas uma a uma, alternando os lados, até fechar o pão.

Os pães, antes de irem ao forno.

Um deles, depois de assado.

3 comentários:

  1. Uma Delicia.... deu Agua na boca!

    ResponderExcluir
  2. Aiii que Delicia... Conheci seu Blog Hoje e Ameii as receitas bem fáceis de fazer... casei faz pouco tempo então só super perdida ainda na cozinha... achei seu Blog pq hoje um casal de Padrinhos nosso vai ir jantar laa em casa e não sabia o que fazer de sobremesa mas amei a sua receita de Morango Suspiro e Chocolate... seu Trabalho é Ótimo!! Sucesso sempre pra Tii! me Ajudo muito Hoje hihi Bjxx

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!

    Tomara que vocês continuem se divertindo aqui!

    Abraços Divos!

    ResponderExcluir