segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sugestão para as festas de fim de ano - Sobremesa de Banana

Como estamos no mês mais fofureco do ano, vou postar algumas sugestões para as festas que "bombam" nesse período.

A primeira eu já tinha feito há algum tempo, mas não consegui tirar fotos porque acabou rápido... rs. Fiz novamente no fim de semana e... ei-la!

Não tem como não fazer sucesso!

SOBREMESA DE BANANA (juntei algumas receitas e fiz ajustes)

Ingredientes:
DOCE DE BANANA
- 06 bananas (usei nanica, mas prata e maçã também ficam boas)
- 06 colheres (sopa) de açúcar cristal
- cravo e canela a gosto (opcional)

CREME
- 01 lata de leite condensado
- 01 lata (a mesma medida do leite condensado, ou 400ml) de leite
- 03 gemas peneiradas
- 01 colher (sopa) de amido de milho
- 01 colher (cha) de essência de baunilha (usei a branca, que não altera a cor do creme, mas a comum também serve)

MERENGUE
- 03 claras
- 3/4 de xícara (chá) de açúcar cristal
- 1/2 xícara (chá) de água filtrada
- 01 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo:
DOCE DE BANANA
Levar o açúcar ao fogo baixo, numa panela de fundo grosso (aquela de fazer brigadeiro) e deixar derreter até chegar à cor de caramelo - cuidado para não deixar queimar. Juntar as bananas picadas, o cravo e a canela (se for usar) e mexer bem, para dissolver o caramelo, que vai endurecer quando acrescentarmos as bananas.
Deixar no fogo, mexendo de vez em quando, com a panela semitampada, até que engrosse um pouco (entre 10 e 15 minutos). Se o doce estiver seco (o que acontece quando as bananas não estão bem maduras), acrecentar meia xícara (chá) de água filtrada. Reservar.

CREME
Dissolver o amido de milho no leite frio e juntar os ingredientes (exceto a baunilha) numa panela. Levar ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retirar do fogo, juntar a baunilha, misturar bem e despejar em um refratário. Espalhar o doce de banana sobre esse creme. Reservar.

MERENGUE
Misturar o açúcar e a água, levar ao fogo numa panela, sem mexer mais, e deixar ferver até chegar ao ponto de fio (para verificar o ponto, tocar com a ponta de uma colher de sopa na calda - sem mexer - e encostar na ponta de outra colher; se formar um fio, está no ponto).
Quando estiver fervendo bem, bater as claras em neve. Quando a calda estiver no ponto, ligar novamente a batedeira e despejar a calda, vagarosamente, em fio, e continuar batendo por 10 a 15 minutos, até quase esfriar.
Juntar a baunilha e espalhar sobre o doce de banana imediatamente.

Para decorar, a sobremesa pode ser levada ao forno para dourar. Eu utilizei um maçarico culinário - meu sonho de consumo realizado há pouco tempo... rs.

Utilizei o bico pitanga para confeitar e, em seguida, o maçarico