O chocolate favorito do meu marido (e de um monte de gente...) é o Prestígio. Aprendi a receita há séculos no programa da Ana Maria Braga, fiz algumas alterações e agora publico, para a diversão de todos.
Recentemente houve um workshop de chocolate no Mais Você. Apresento o link, pois as aulas são bem didáticas e ensinam técnicas interessantes para todo o processo de preparo: http://maisvoce.globo.com/videos/v/workshop-de-chocolate/1467029/#/programas/20110324
PRESTÍGIO (Ana Maria Braga, com alterações)
Ingredientes:
- 400g de flocos de coco (tem o Flococo, mas há pacotes em quantidade maior disponíveis em lojas de artigos para culinária e confeitaria)
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de glucose de milho branca (também disponível em lojas de artigos para culinária*)
- 8 colheres (sopa) de leite em pó integral
- 1kg de cobertura de chocolate ao leite (eu prefiro Garoto ou Nestlé) - não compre hidrogenada!
* A glucose de milho mais conhecida é a amarela (Mel Karo). Para o Prestígio usamos a branca. A consistência das duas é a mesma.
Preparo:
Numa bacia, misturar o coco, o leite condensado, a glucose e o leite em pó, com as mãos, até ficar uniforme. Amassar bem.
Há várias maneiras de preparar os bombons:
- A da receita original:
Distribuir a massa numa assadeira baixa e retangular (32cm x 21cm), forrada com plástico, e levar à geladeira por duas horas. Retirar da geladeira e cortar barrinhas do tamanho desejado e banhar no chocolate**, levando à geladeira até secar o chocolate. Deixar o chocolate transpirar antes de embalar.
- Com fôrmas de acetato:
Despejar o chocolate derretido nas fôrmas e retirar o excesso. Levar à geladeira por 5 minutos.
Fazer bolinhas com a massa de coco e colocar nas fôrmas. Cobrir com chocolate, bater para retirar o ar e deixar na geladeira até o chocolate secar. Deixar o chocolate transpirar antes de embalar.
- Bombons redondos, sem fôrma:
Fazer bolinhas com a massa de coco, banhar no chocolate e deixar secar, na geladeira, em uma assadeira ou prato forrado com papel manteiga. Deixar o chocolate transpirar antes de embalar.
**TEMPERAGEM DO CHOCOLATE:
- Derreta a cobertura de chocolate em banho-maria, sem deixar que o vapor d'água atinja o chocolate. A dica é não esquentar muito a água - o ponto é até começar a formar bolhas na lateral da panela.
- Para o choque térmico, faço diferente do workshop: coloco a vasilha com o chocolate derretido em um tabuleiro com água gelada e cubos de gelo, misturando até esfriar. Para verificar a temperatura, encostar um pouco do chocolate no lábio. É perceptível a sensação de que está frio. Comigo sempre funcionou...
- Depois que os chocolates secarem na geladeira, é necessário que eles transpirem. Eles precisam ficam num ambiente limpo e seco, em temperatura ambiente, por 12 horas. O chocolate derrete e seca novamente nesse período. Após esse período, o chocolate pode ser embalado. A melhor opção de papel é o papel chumbo, que lembra o papel alumínio, mas é bem mais delicado. Esse papel pode ser encontrado em lojas de confeitaria e de artigos de festa.
Os chocolates que usamos em casa - não usamos chocolate hidrogenado. |
Esses foram feitos em fôrmas de acetato |
O recheio do bombom |